segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Consciência do momento presente


Já reparáram nos autómatos ou robôs á vossa volta? E voces, não seram um?


Eu já fui um a 100%, agora talvez seja a 50%. E espero um dia conseguir viver o presente a 100%. Mas não é fácil, senão totalmente impossivel. São os problemas passados e as preocupações futuras a dominarem os nossos momentos presentes. Acabamos por ficar ansiosos, frustados, deprimidos e sem esperança. Por outro lado adiamos igualmente a nossa satisfação e felicidade, convencendo-nos de que "algum dia" será melhor do que hoje. John Lennon disse: " A vida é algo que acontece enquanto estamos ocupados a fazer outros planos" e enquanto estamos "ocupados" as pessoas que amamos estão a mudar e a morrer, os nossos corpos estão a perder forma e o mais importante, os nossos sonhos estão a desvanecer-se.


Não quero dizer com isto que devemos ignorar o medo e as preocupações que nos atormentam no dia a dia. Também eu me preocupo se vou ter dinheiro para pagar a prestação, ou se me vai faltar trabalho e se vou ter saúde para o fazer. O que eu reparo é que a maioria das pessoas entra numa expiral e não consegue sair. Conheço uma pessoa que já não consegue viver sem ter uma preocupação na cabeça. Assim que vence uma, arranja logo outra para se entreter, como se não conseguisse ou não soubesse viver em paz. E a vida passa-lhe ao lado. Eu não quero que isso me aconteça e sempre que posso, paro e aprecio o momento presente. Cheguei à conclusão que se pedir menos da vida consigo fazer muito mais.


Ter consciência de estar vivo. É como a experiência sensorial do post anterior, mas experimenta-lo com tudo à nossa volta! Ter consciência da pessoa á nossa frente, do que ela diz e como diz, da paisagem à nossa volta, de como o cheiro da manhã é diferente do cheiro da noite. Ter consciência do toque, de como tocamos, de como somos tocados. Do que verdadeiramente sentimos e não pensamos.


Alguém se lembra nítidamente do que sentiu da última vez que foi tocado?
...
foto by LP

50 comentários:

Bluesy disse...

Se pedir menos da vida e (me) der mais, consigo mais. E agora também corro menos :)
Boa semana! bjos

Jo disse...

Lembro-me bem. Por acaso foi ontem, e foi uma música que me tocou, e uma observação que me fizeram no messenger...
Coisas bem simples, não?
E de ser tocada, assim com tacto mesmo, também.
E de tocar...
Concordo 100% contigo.
Carpe Diem.
*

Ana G disse...

Tenho perfeita noção de que tenho passado a minha vida a recusar o automatismo, a robótica... mas também tenho noção que se não o fizesse estaria economicamente muuuiiiitooooo mais confortável. No entanto esse conforto transformava-me noutra Ana. E isso não pode ser :) as minhas preocupações prendem-se muito mais com coisas externas a mim do que propriamente comigo, para quem sou extremamente optimista :) em relação ao toque... sim, sei sempre o que me toca e quando me toca. Mas como me toca tanta coisa, é mais fácil assinalar o que não toca :D

Anônimo disse...

Ser feliz dá trabalho. E é preciso coragem pra sair do registo ansiogeneo e taciturno a k muita gente se habitua. Deixam de conseguir funcionar de outra forma.
Entrar em contacto pessoal e intimo com nós próprios e com os outros é condição basilar e essencial à felicidade. Mas pra isso é preciso audácia, deixar o medo de lado e partir à verdadeira descoberta. É preciso enfrentar muito do k vai sendo deixado para trás. Há pessoas k pura e simplesmente não são capazes de o fazer, preferem fugir e refugiar-se na ilusão…Life for rent.

O k senti da última vez k fui tocada? Cusco!!

L'etranger disse...

f.
Qual lenda da lebre e da tartaruga, quem corre menos acaba por chegar primeiro! :-)
Bigado, boa semana para ti tb!

mariazinha
:-)
Carpe

ana
e é graças a essa ana economicamente mais desconfortavel, que muita gente tem uma vida mais confortavel e sobretudo digna. Pena não haver mais anas "desconfortáveis", tenho acerteza absoluta que este mundo seria muito mais confortável! :-)

Irritadinha disse...

Bom, ter a consciência de se viver com o pensamento no passado e os olhos no futuro já é meio caminho andado para aproveitar o presente. São posturas, há quem ache ser feliz assim com essa postura, e há o reverso da medalha (grande conclusão esta...).

L'etranger disse...

branca
e tanta gente a viver na ilusão...acho que disseste tudo.

ou talvez não
pudim de baunilha com caramelo :-)

Anônimo disse...

Tens razão, não disse tudo...

Cadeira giratória!!
;)

L'etranger disse...

irritadinha
eu acho é que há muita gente, tal como a branca diz, não tem coragem de entrar em contacto pessoal e intimo consigo próprias e refugiam-se numa ilusão vivendo em piloto automático. O que é muito mais fácil.

bem vinda

L'etranger disse...

branca

tapete vermelho

Anônimo disse...

Irritadinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
cabraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

k bom ver-te por aki!!
******

Anônimo disse...

l'etranger

chocolate

L'etranger disse...

branca

abacaxi

Anônimo disse...

l'etranger

rodopiar como se não houvesse amanhã, no mais pormenorizado conforto

L'etranger disse...

branca

espreguiçar-me na horizontal, rebolar e dar cambalhotas

Anônimo disse...

l'etranger

rodopiar confortavelmente, degustar quadradinhos de chocolate enquanto se ouve alejandro sanz e shakira

L'etranger disse...

branca

espreguiçar na horizontal, rebolar e dar cambalhotas...a dois

Anônimo disse...

l'etranger

essa agora foi baixa demais...

L'etranger disse...

branca

ahahahaahahahahahahahahahahhaahah
e a próxima era acender a lareira...:-)

Anônimo disse...

buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

não tem vergonha de deixar uma donzela lavada em lágrimas?!

L'etranger disse...

pus uma cabra a chorar!!!!!!!!!!!!!!!!

como alguém costuma dizer: "Estou orgulhoso de mim" !!!!!!

Anônimo disse...

Branquinha!! Vizinha!! Amiga e cabra!! Há quanto tempo!!

Muito obrigada pelas boas-vindas Senhor Emigrante!

L'etranger disse...

ahahahahahahahahahahahahahaahh

donzela?????????????????????onde?isso existe?

Anônimo disse...

l'etranger

a vingança vai ser terrivel!!!!

perdi a batalha mas não a guerra!

mi aguardji, vici?

Anônimo disse...

irritadinha

emigrante?
ahahhahahahaahhaha, pronto, já tá baptizado!!


l'etranger

ora, axa k sou algum homem??

L'etranger disse...

branca

nunca se sabe! quem me garante a mim que nãp passou no estabelecimento da xô dona Leonilde Peitaça Vasta?

Anônimo disse...

l'etranger

to lá sempre batida, ora!!

mas garanto k sou cabra femea! isso garanto!

Irritadinha disse...

Olhando para a última frase deste post, ocorreu-me uma questão - ainda que parva, é aminha questão - e da ultima vez que alguém foi tocado, esse alguém sentiu?

(fim de momento pseudo-filosófico)

Anônimo disse...

Epá esta agora foi forte...

Anônimo disse...

É isso...ou será k foi só vazio?

Outra questão...quem tocou, o k sentiu?

L'etranger disse...

irritadinha
se a última coisa que fizeram foi andar no metro à hora de ponta, penso que sim.

L'etranger disse...

branca

boa questão, acho que depende da intenção

Anônimo disse...

l'etranger

dependerá da intenção, da ligação, da relação, do k se sente, do k se está disposto a sentir, da ausência de reserva ou da presença dela...

L'etranger disse...

branca

e será que somos responsáveis pelo que o outro irá sentir mesmo que não haja intenção de tocar?

como dizia Antoine de Saint-Exupéry "és responsável pelo que cativares"

Irritadinha disse...

Errado. Trata-se mesmo de assédio.

Anônimo disse...

provavelmente seremos mesmo responsaveis.

mesmo k isso aconteça inadvertidamente.

aliás, não será daí k advém a surpresa nas relações, do impacto k temos nos outros?

nem a coisa teria piada se assim não fosse.

qual a graça de nos relacionar-mos e interagir-mos se passarmos indiferentes?

e provavelmente o toque sem intenção de tocar, é o mais aprazivél dos toques.

L'etranger disse...

-Boa tarde menina, antes de mais tome este comprimido para não sentir nada, é que o que lhe vou dizer pode toca-la e eu não quero cá responsabilidades que isto do novo código penal nunca se sabe!

e que mundo pobre ficaria sem esses toques apraziveis :-)

Anônimo disse...

l'etranger

seriamos máquinas, os tais autómatos...teriamos um mundo estéril e abstémio de emoções...torna-se dificil de acreditar k há pessoas k escolhem viver assim...cobardes!!

viva a espontaneidade e os toques apraziveis!!

L'etranger disse...

branca


VIVA!!!
mas sem intenções dúbias, pois claro!

Anônimo disse...

l'etranger

pois claro!

intenções bem explicitas acima de tudo!!

irra...

Anônimo disse...

As lembranças que os cinco sentidos captam e ficam retidos na memória são o bem maior, mais precioso, da vida.
Quem, por exemplo, já perdeu alguém que ama, sabe o quanto isso é verdade! O que resta é o olhar, os gestos, a voz, as palavras, o cheiro - sensação semelhante a de quem amou locais por onde passou…
Ao ver as imagens do último post sugeriu-me uma única palavra: ‘Prazer’ - prazer do aconchego, prazer do conforto, prazer da preguiça… e quando, ao fim do dia - ou da semana, não formos capazes de apreciar o toque, o conforto da almofada, o cheiro dos lençóis, o gozo do descanso, os sons que nos rodeia, é sintoma que a nossa vida está a esvaziar-se e que estamos a empobrecer!...

L'etranger disse...

mm
bonitas palavras. É isso mesmo, parar e apreciar o que de bom a vida nos oferece, sem esquecer também a dor inerente que nos faz crescer e se formos inteligentes, aprender com ela e tirar ainda mais partido da vida. Tendo a consciência do momento presente o mais possivel.

mm, queremos um blog!!!! :-)

Anônimo disse...

...enquanto ñ ganho coragem, posso sempre intrometer-me por estas bandas, ñ?! :)

L'etranger disse...

mm
Para que a coragem? Antes dos outros o blog é para ti. Criei este blog para partilhar primeiro comigo, uma frase, um texto uma foto, uma ideia, e só depois o partilho com os outros. E que bem que sabe!

Claro que podes!! é um prazer ver-te por aqui. :-)

Anônimo disse...

...e o prazer é todo meu! :D

Ana G disse...

L'étranger,
estamos quase a ganhar, é só pressionar a MM mais um bocadinho, não desistas :D

Anônimo disse...

...mas isto está a virar uma conspiração?! :) ?!

L'etranger disse...

mm
Ouvi dizer que lá para o natal vamos ter uma prenda tua...:-)

perdida em Faro disse...

Lembro-me. Pensei: Afinal ele gosta de mim!